terça-feira, 1 de novembro de 2011

PANETONE TRADICIONAL

 Panetone tradicional:Faça você mesma!



Tempo de preparo: 4 horas

Rendimento: 3 panetones (500g cada)

Ingredientes

500g de farinha de trigo
40g de fermento biológico
100g de manteiga
35g de leite em pó
35g de mel
100g de açúcar
5 gemas
5g de sal
400g de frutas cristalizadas
300g de uvas passas
1 copo de água
Essência de laranja a gosto

Modo de fazer

1. Misture o fermento biológico, 100 gramas de farinha de trigo e um pouco de água morna (3 colheres de sopa). A essa mistura dá-se o nome de esponja. Deixe-a descansar e crescer por cerca de 20 minutos em local seco e coberto por um filme plástico.

2. Em uma superfície lisa e limpa, despeje a farinha e abra um buraco no centro, como um vulcãozinho. Acrescente os ingredientes um a um. Primeiro a esponja, depois a manteiga e o leite em pó. Em seguida o mel, o açúcar e as gemas. Por último, o sal e algumas gotinhas de essência de laranja.

3. Com as mãos, misture os ingredientes do centro e vá incorporando aos poucos a farinha que está em volta. Use uma pá de silicone se achar necessário. Mexa a massa e acrescente pequenas quantidades de água, aos poucos, para ajudar a dar o ponto.
4. A massa deve ficar bem macia e lisa, com textura de véu ao ser esticada. Se não conseguir obter essa textura com as mãos, use uma batedeira. Atenção, é importante colocar a água aos poucos para não perder o ponto e ficar muito mole.
5. Limpe a superfície de trabalho e unte-a com óleo, que também deve ser passado nas mãos. Manipule a massa sem que ela grude nos dedos. Abra a massa e acrescente as frutas cristalizadas e a uva passa.
6. Para três panetones grandes, divida a massa em três partes iguais e boleie com as mãos. Coloque cada uma em fôrmas de papel e deixe crescer por aproximadamente 50 minutos, até que dobrem o volume.
7. Faça um corte em cruz em cima do panetone e leve para assar em forno brando, a 180º C, de 40 a 50 minutos.

Fonte: http://natal.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário